A princípio, realizar a gestão comercial de uma rede de lojas de móveis de luxo não é tarefa fácil e requer dedicação, além de conhecimento de técnicas eficazes para aumentar as vendas.
Segundo estudo exclusivo realizado pela IEMI -Inteligência de Mercado, a produção de móveis em geral apresentou aumento de 2,4% em 2021, frente a produção de 2020.
Além disso, o canal mais relevante da indústria moveleira é o varejo especializado, ou seja, as redes de lojas de móveis.
Então, para o empresário ter sucesso no ramo é fundamental definir estratégias para atrair novos clientes e consolidar a presença da empresa no mercado.
Do mesmo modo, ter uma estratégia abrangente para o seu negócio de móveis de luxo, determinará quem são seus clientes ideais e quais são seus hábitos de consumo.
Assim, com essas informações é possível fornecer as experiências que os clientes desejam, no canal mais adequado e ajuda a cultivar relacionamentos a longo prazo.
Neste artigo, confira algumas técnicas para ajudar a vender e potencializar o lucro de sua rede de lojas de móveis de luxo.
Conheça o seu público
Atualmente, conhecer bem o perfil e as preferências dos clientes é um dos pontos principais para o sucesso das vendas.
Para isso, invista e realize pesquisas de mercado na loja ou online. Analise o perfil dos clientes e estabeleça estratégias específicas para atrair e fidelizar.
Logo, quanto mais informações sobre seus clientes, mais fácil será entender suas motivações, desejos e necessidades.
Utilize a estratégia omnichannel
Em suma, a estratégia omnichannel integra todos os canais de contato do cliente com a marca e permite que eles comprem pelo canal de sua preferência, seja na loja física ou nos canais digitais.
Além disso, a estratégia também facilita o processo de decisão de compra, pois os clientes podem pesquisar sobre os móveis na internet, ler a opinião de outros consumidores e finalizar a compra no canal mais conveniente.
Essa abordagem permite que as lojas ofereçam aos seus clientes uma experiência mais completa e personalizada, aumentando as vendas.
Planeje e defina metas
Definitivamente, o planejamento é um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.
Na hora de vender móveis de luxo, é importante traçar metas significativas para a empresa e viáveis para a equipe, utilize a metodologia SMART para definir seus critérios.
Significado da sigla SMART:
S (Específica): Seja específico ao definir suas metas e objetivos. Tenha em mente o que você quer alcançar, e esteja claro sobre isso.
M (Mensurável): Assegure-se de que suas metas sejam mensuráveis, para que você possa monitorar o progresso e medir os resultados.
A (Atingível): Assegure-se de que suas metas sejam realistas e viáveis. Não adianta definir objetivos irrealistas que você não pode cumprir.
R (Relevante): Certifique-se de que as metas são relevantes para o seu negócio e para a sua situação atual. Elas devem ter um propósito e uma razão para existir.
T (Temporal): Assegure-se de estabelecer prazos para alcançar suas metas. Isso mantém você focado e motivado, e lhe dá um senso de urgência.
Ofereça produtos e serviços especializados
Além de vender móveis, ofereça serviços especializados para os clientes. Por exemplo, instalação e montagem, orientação sobre reformas baseadas em seu perfil ou viabilize assessoria de decoração.
Outra dica importante é oferecer produtos adicionais, como puff, tapete, mesa de centro, etc, de acordo com o estilo do consumidor.
Esses itens complementares podem aumentar as vendas, pois mostra o interesse da empresa em satisfazer as necessidades do cliente, com ofertas personalizadas.
A importância da excelência no atendimento
Primeiramente, o bom atendimento é um fator decisivo para otimizar as vendas. Por isso, tenha sempre vendedores treinados para esclarecer prontamente as dúvidas dos clientes e ajudá-los na escolha do produto adequado.
Logo, oferecer um atendimento diferenciado, personalizado e acolhedor é uma ótima maneira de conquistar e fidelizar clientes.
Além disso, também contribui para que as pessoas tenham uma boa experiência na loja e voltem sempre que precisarem realizar uma nova compra.
Nesse sentido, prepare sua equipe para uma abordagem cordial e também para uma boa demonstração do produto.
Do mesmo modo, o vendedor deve mostrar ao cliente todas as características do móvel, assim como as vantagens em relação aos concorrentes.
Contudo, outro fator importante é o preparo no fechamento da venda. É essencial que o vendedor saiba anular objeções e ofereça as melhores alternativas para efetivar a venda.
Além disso, é fundamental que o vendedor estabeleça uma relação de confiança com o cliente. Então, incentive a avaliação de satisfação sobre o atendimento, produto e loja. O feedback é fundamental para melhorias.
Após a compra, dê ao cliente motivos para continuar interagindo. Aproveite as redes sociais para manter o contato, oferecendo descontos exclusivos e fortalecendo as relações comerciais.
Assim, você terá mais chances de fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas.
Faça parceria com profissionais (arquitetos e decoradores)
Definitivamente, realizar parceria com profissionais (arquitetos e decoradores) pode aumentar as vendas de sua rede de lojas de móveis de luxo.
Em suma, os profissionais da área elaboram projetos personalizados e são capazes de auxiliar na escolha dos materiais e produtos, o que facilita bastante a vida do consumidor.
Segundo estudo realizado pela startup Archademy, durante e após o período de pandemia, 80% dos arquitetos tiveram aumento na demanda de trabalho.
Com o aumento dos projetos, o cenário se mostra favorável para parcerias com varejistas, a fim de viabilizar suas entregas e aumentar o faturamento.
Contudo, essa parceria visa oferecer soluções criativas para atender às necessidades dos clientes, pois combinando os conhecimentos do profissional com os produtos do lojista é possível gerar ambientes incríveis e exclusivos.
Além disso, essa estratégia pode auxiliar na consolidação da marca no mercado, pois a rede de lojas de móveis precisa evidenciar que seu padrão está alinhado com as expectativas do cliente e do profissional que busca parceira.
Utilize um sistema de gestão especializado
O sucesso de uma rede de lojas de móveis depende de um sistema ágil, especializado e totalmente integrado que forneça uma visão em tempo real das lojas.
Desse modo, o sistema permite que as lojas sejam gerenciadas eficientemente, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.
Um sistema integrado como o Send Decor, oferece aos gestores acesso às informações necessárias para tomar decisões estratégicas e operacionais.
Além de facilidades em todo o processo de vendas, desde a solicitação de orçamento até a satisfação na entrega.
Entre em contato e conheça todos os benefícios do sistema Send Decor: 11 93704-9755
Conclusão
Neste artigo, foram abordadas sete estratégias vencedoras para vender mais nas suas lojas de móveis de luxo.
Afinal, fazer o planejamento adequado é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
Em uma rede de lojas de móveis é importante:
- Conhecer o público;
- Utilizar a estratégia omnichannel;
- Definir metas SMART;
- Oferecer produtos e serviços especializados;
- Focar na excelência do atendimento;
- Fazer parcerias com profissionais;
- Contar com um sistema de gestão especializado para lojas de móveis.
Ao colocar em prática essas estratégias você otimiza resultados e contribui para o sucesso de seu negócio.